EDIFÍCIO THALES ASSIS DAS CHAGAS

Conheça mais sobre o Projeto EDIFÍCIO THALES ASSIS DAS CHAGAS desenvolvido pela Urbana Arquitetura Belo Horizonte

– Sobre o Projeto EDIFÍCIO THALES ASSIS DAS CHAGAS:

A proposta arquitetônica é fruto de uma extensa análise do terreno e seus condicionantes, bem como da sua localização e padrões de ocupação existentes. O partido adotado reflete a preocupação em realizar o mínimo de movimentação de terra no lote, o que se percebe pelo posicionamento dos pavimentos de garagem, cuja implantação utiliza ao máximo o subsolo existente na edificação original.

Outro aspecto relevante é a tentativa de integrar a área verde do edifício com a praça adjacente, ampliando-a e tornando o afastamento do edifício numa área de uso público.

O lote encontra-se na esquina entre as ruas Antilhas e Califórnia (Bairro Sion) e possui um desnível de aproximadamente 9,5 metros entre as quinas formadas pelas divisas laterais e as ruas supracitadas. Aproveitando esse desnível, foram distribuídos dois pavimentos de garagem com entradas independentes, cada um acessado por uma das ruas. A entrada de pedestres pelo pilotis se dá em nível com o passeio.

Como o terreno está inserido no perímetro de entorno da Serra do Curral, o tratamento dado às fachadas prevê neutralidade, com a utilização de um elaborado desenho volumétrico aliado a materiais de revestimento discretos, de forma a não causar interferências na leitura da paisagem. As cores do edifício são em tonalidades de cinza; vastos panos de vidro compõem as fachadas frontais, coincidindo internamente com os pés-direitos duplos dos apartamentos.

Os apartamentos possuem distribuição interna em 02 tipologias distintas, e cada tipologia possui ainda 02 variações de varanda, resultando em 04 variações de unidades residenciais. Estas variações são compostas por pés-direitos duplos, varandas e terraços, responsáveis pelo intenso movimento da fachada, ventilação e entrada de luz.

DADOS DO PROJETO

  • LOCAL: Belo Horizonte/MG
  • DATA DO PROJETO: 2010
  • ÁREA CONSTRUÍDA: 3.125m²

FICHA TÉCNICA

  • ARQUITETURA: Alessandra Carvalho , Pedro Doyle
  • COORDENAÇÃO E GERENCIAMENTO: Alessandra Carvalho , Pedro Doyle
  • COLABORAÇÃO: Luisa Guimarães, Rafael Gil dos Santos, Ópera Studio (imagens)
  • CONSTRUÇÃO:    Katz Construções e Participações
  • PROJETOS COMPLEMENTARES: PI Engenharia e Consultoria (estrutura), ECOM (instalações prediais), Graziela Costa (PCI) e José Abelardo B. Rocha (geotecnia)
  • IMAGENS: Ópera Studio
  • FOTOGRAFIA: Gustavo Xavier

Clique aqui e conheça mais a Urbana Arquitetura